Professor do curso de Filosofia da UFRJ, Machado foi o maior divulgador do pensamento de Michel Foucault no Brasil, é autor de livros sobre o pensador francês e foi um dos primeiros a traduzir suas obras sobre medicina e psiquiatria. Nesta homenagem póstuma, organizada por Susana de Castro e Rafael Haddock-Lobo, colegas, amigos e ex-orientandos evocam lembranças de Roberto Machado assim como analisam suas intervenções no campo da filosofia francesa contemporânea.
Grande conhecedor dos estudos de Nietzsche e Deleuze, e dos estudos sobre o romantismo alemão, as aulas do professor Roberto Machado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ eram sempre abarrotadas de estudantes e público externo.
Susana de Castro é professora titular do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFRJ. É autora dos livros Filosofia e Gênero; Ontologia; As mulheres das tragédias gregas: poderosas?; Aristóteles, uma introdução; Imaginação, desejo e erotismo, entre outros livros e capítulos de livros.
Rafael Haddock-Lobo é professor titular do Departamento de Filosofia da UFRJ e dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ e da UERJ. É autor de vários livros, entre eles: Da existência ao infinito: ensaios sobre Emmanuel Lévinas; Derrida e o labirinto de inscrições; Arruaças: uma filosofia popular brasileira. É coordenador do Laboratório Encruzilhadas Filosóficas e organiza semestralmente o Seminário Disseminações, na UFRJ.